segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carta ao 3º C

À Família 3ºC,

Hoje, ao ler minhas camisetas assinadas de escolas anteriores, e até mesmo a que entreguei à alguns para assinar, percebi como vivemos e evoluímos nas escolas, infelizmente alguns parecem regredir, mas em sua maioria aprendem algo para o futuro. Percebi, que perguntas que outrora eu fazia a professores como “por que venho à escola” ou “por que aprendo isso”, eram mais complexas do que as respostas que recebi. Muitos obtêm respostas como “por que é a Lei” ou “você aprende isso para passar no vestibular”.

Porém, o que eu vejo hoje é que não fui à escola apenas para cumprir a Lei. Vendo de uma forma mais fria e calculista, fui à escola para aprender a ser falso, mentiroso e por vezes, para não saber lidar com datas. Mas analisando de uma forma mais pura, e menos calculista, vejo que o que fui fazer na escola era aprender a construir amizades, relacionamentos. Alguns souberam aproveitar esses valores, outros preferiram aprender a criar inimigos e a destruir sonhos. Aos que, como eu, aprenderam a construir amizades e relacionamentos, direciono o próximo parágrafo. Mas aos que aprenderam a destruir sonhos e criar inimigos, digo que não é tarde. Ainda ha tempo de esquecer essas aulas e lições e aprender lições para realmente serem usadas no futuro. Lições essas, capazes de mudar o mundo.

Vocês, que como eu aprenderam coisas valiosas, e até mesmo vocês que nada aprenderam a não ser destruição, dou meus parabéns e agradecimentos. Parabéns, pois aprenderam a viver numa parte do mundo, e essa parte que vocês aprenderam à viver vai se expandir. Não importa onde você estiver, sempre vai se lembrar que não jogou fora no mínimo 11 anos de sua vida. Tudo que você soube construir, agora vai ser útil. Sempre que você precisar, essa parte do mundo, vai estar lá. Não na escola, mas nas amizades. É verdade, perderemos contatos, alguns não passarão de colegas, mas ainda assim, haverá sempre uma pessoa que poderemos contar sempre. Repito: SEMPRE. Aproveito essa parte da carta também, para nos dar os parabéns, pois uma nova fase de nossas vidas começa. Alguns pararão por um ano, mas todos teremos uma nova fase a cumprir. E desde já, desejo-nos sorte.

Agradeço também, à todos. Por me ensinarem que no mundo existem pessoas boas, e pessoas ruins. Ruins não, mas que precisam de mais carinho. Todos tem seus sofrimentos e dores, e alguns não conhecem outros meios, senão provocar mais dores. Agradeço, por terem sido tão bons com todos, mesmo que involuntariamente.

Por fim, agradeço mais uma vez a vocês, alunos do 3º C. Pessoas, que me ensinaram como é uma parte do mundo. Me mostraram que o mundo é bem maior que uma janela. Existem dores e amores bem maiores do que apenas o que eu sinto. Agradeço à todos! Me arrependo de não ter falado mais com alguns. Mas como alguns de nossos amigos, ou colegas para alguns de vocês, disseram nós formamos uma família. E essa família, espero eu, que seja realmente uma família, em que poderemos sempre confiar. Por fim, mais uma vez, agradeço à nossa família pelo melhor ano escolar da minha vida.

Um grande abraço e um beijo no coração de cada um de vocês. Família 3ºC!

Guilherme